Você esta aqui:
  • SEMADS
  • Destaques
  • »
  • A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável pede a conscientização das pessoas que ao fazerem limpeza nos quintais e poda de árvores.

Destaques

18 de outubro de 2019 | Fabio Porto de Paula

O acumulo de lixo em vias públicas de levou a Prefeitura Alto Alegre Dos Parecis a promover uma campanha de conscientização dos moradores pela destinação correta de entulhos e materiais sem serventia, muitos moradores depositam entulhos de construção, móveis velhos e restos de podas de árvores e de limpeza de jardins nas ruas em locais proibidos próximo a Áreas de Preservação Permanentes.

O hábito de jogar lixo, como destaca o Diretor Fabio Porto é cultural de todo brasileiro. “As pessoas se preocupam em retirar o lixo de suas casas e julgam ser responsabilidade do poder público o que está na calçada.” Ele alerta que quando não zelam pela limpeza das calçadas e das ruas em frente suas residências, as pessoas contribuem para que ocorra o provocando prejuízos para a comunidade e os próprios moradores. O assessor cita ainda que o município possui um trabalho eficiente também de coleta de materiais recicláveis, realizado uma vez por semana por uma cooperativa, a ASPORÈ.

A Secretaria de Meio Ambiente   e Desenvolvimento Sustentável pede a conscientização das pessoas que ao fazerem limpeza nos quintais, poda de árvores ou reformas em suas residências devem fazer a solicitação de caçambas para dispensarem seus entulhos.

O descarte do resíduos constituídos de material de construção ou entulho de obras ou demolições, de folhas, galhos e podas de árvores dos jardins e quintais particulares não serão recolhidos pelo serviço público de coleta domiciliar. Esses materiais são de responsabilidades dos proprietários ou responsáveis pelos imóveis que deverão custear essa remoção, conforme o determina o Código de Posturas do Município.

Jogar lixo na rua é proibido e gera multa.

A Lei municipal nº 630/2012 estabelece as normas para fiscalização e cobrança de multa para pessoas que jogarem qualquer tipo de lixo nas ruas ou demais espaços públicos de Alto Alegre Dos Parecis.

Segundo o artigo nº 312 da mencionada lei, durante o período as penalidades foram apenas de advertência verbal e escrita após o referido período, a autoridade fiscalizadora deverá avaliar a gravidade do ato e poderá aplicar sanções de multa no valor de 3 (três) salário mínimo e meio, se for a primeira infração, e no caso de reincidência, multa de 6 (seis) salário mínimo, além da obrigação de participação em cursos educativos

A prefeitura solicita que os sacos de lixo sejam levados para as calçadas apenas nos dias de coleta. No caso tenha dúvidas sobre os dias e horários da coleta no bairro, o morador deve se informar com a pelo telefone (69) 3643-1519.

Categorias: Destaques, Notícias