Você esta aqui:
  • SEMADS
  • »
  • »
  • Secretaria Municipal de Meio Ambiente e desenvolvimento sustentável- SEMADS realizou uma palestra sobre As Queimadas e Qualidade do Ar

Notícias

27 de setembro de 2019 | Fabio Porto de Paula

A prefeitura de Alto Alegre dos Parecis, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e desenvolvimento sustentável- SEMADS, nesta manhã de quinta-feira (26) , realizou uma palestra sobre As Queimadas e Qualidade do Ar.

A equipe da SEMADS orientou aos presentes a conscientização de quanto aos riscos e os problemas de saúde que são ocasionados pela prática das queimadas. A ação visa promover a educação ambiental voltada para a prevenção das queimadas em áreas urbanas. A queimada urbana é uma prática criminosa, é comum entre os moradores de diversas cidades no período entre julho a outubro onde se intensifica a seca, tendo que essas práticas só aumentam que consiste em atear fogo no lixo , terrenos baldios, restos de podas e roçagem.

Essa iniciativa ociosa diversos malefícios ao meio ambiente. Além disso, a queima de detritos sólidos emite gases tóxicos que podem causar problemas respiratórios como asma e rinite atingindo principalmente em crianças e idosos, e irritação nos olhos além de estresse. Para prevenir as queimadas a SEMADS orienta a descartar corretamente os resíduos inflamáveis, manter os terrenos sempre limpo, armazenar as podas em sacos plásticos e evitar a queima de lixo em fundo de quintais. Caso presencie alguma queimada a SEMADS orienta que a população denuncie ao departamento, as denúncias podem ser feitas de forma anônima.