Destaques
11 de janeiro – Dia do Controle da poluição por agrotóxicos
13 de janeiro de 2021 | Fabio Porto de Paula
O QUE É COMEMORADO NO DIA 11 DE JANEIRO?
Há 30 anos, no dia 11 de janeiro de 1990, foi publicado o decreto que determina mais rigor para o uso de agrotóxicos em plantações. A lei estabelece maior controle, inspeção e fiscalização no uso de agroquímicos em plantações.
DOENÇAS CAUSADAS PELO USO DE AGROTÓXICOS
Segundo dados da Organização Mundial da Saúde as principais doenças relacionadas à intoxicação por agrotóxicos são: arritmias cardíacas, lesões renais, câncer, alergias respiratórias, doença de Parkinson, fibrose pulmonar, entre outras.
DANOS CAUSADOS AO MEIO AMBIENTE
O uso indiscriminado de agrotóxicos pode acarretar inúmeros problemas para o meio ambiente, contaminando o ar, a água, o solo causando a morte de animais e plantas. Estas substâncias podem deslocar-se no ambiente através dos ventos e da água da chuva para locais distantes de onde foram aplicados.
VANTAGENS E DESVANTAGENS NO USO DE AGROTÓXICOS
Vantagens | Desvantagens |
O controle das doenças e pragas propicia o aumento da produtividade das lavouras e melhora a qualidade visual dos produtos cultivados. | Utilizar o agrotóxico de maneira incorreta provoca danos ambientais, como contaminação do solo e dos recursos hídricos. |
FORMAS PARA REDUÇÃO DE USO DE AGROTÓXICOS
Utilizar o Sistema plantio direto para reduzir a utilização de Agrotóxicos – A utilização de práticas de controle cultural como a rotação de culturas tem se destacado como uma das principais estratégias para reduzir a freqüência do controle químico. O correto manejo do sistema, portanto, pode evitar diversas dores de cabeça para o produtor.
Utilizar o Manejo Integrado de pragas e doenças – O manejo integrado de pragas, também conhecido como MIP, consiste em um conjunto de diferentes práticas, para proporcionar o controle de pragas de maneira sustentável e reduzir as aplicações de agrotóxicos na lavoura.
Opte pelo uso de Controle Biológico – O controle biológico tem sido uma forma de controle alternativo à utilização de agrotóxicos. A técnica se baseia na introdução de predadores, parasitas ou patógenos das pragas presentes no campo.
Invista na Tecnologia de Aplicação de Agrotóxicos – De acordo com a Emater, quase metade das aplicações de agrotóxicos são perdidas por erros cometidos durante a aplicação. Além do prejuízo na aquisição do produto, o agricultor acaba por não proporcionar um controle adequado das pragas, sendo necessário mais aplicações.